Foto: Luiz Fernando Cuozzo Lemos (arquivo pessoal)
Felipe Muller (à esquerda) foi prata no lançamento do martelo masculino, quebrando seu recorde pessoal
Em mais uma edição dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) na categoria atletismo, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conquistou três medalhas. Com cerca de 100 universidades participando, a disputa foi realizada em Brasília, na última semana. A delegação gaúcha contou com 11 atletas presentes.
– Ano após ano sempre obtivemos ótimos resultados nesta competição que tem nível técnico altíssimo. Tenho certeza que estamos evoluindo e, em breve, estaremos classificando atletas a torneios internacionais – afirma o coordenador da equipe gaúcha de atletismo e professor da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo Lemos.
Mestranda da UFSM quebra recorde pessoal e vence prova de atletismo na Suíça
Retorno com medalhas
Entre os resultados conquistados pelos atletas que representaram o Rio Grande do Sul durante o torneio, destacam-se duas medalhas de prata e uma de bronze.
- Prata no salto com vara feminino, com Maria Rita Piekas
- Prata no lançamento do martelo masculino, com Felipe Muller
- Bronze no salto com vara feminino, com Daniela Pegoraro
– É muito gratificante ter a oportunidade de participar de uma competição como essa com um nível tão alto. Voltar com medalha nos motiva a continuar o trabalho e buscar bons resultados no próximo ano – ressalta Maria Rita Piekas.
Para o atleta Felipe Muller, toda a preparação foi recompensada no torneio:
– Saio do Jubs muito feliz com o resultado. Eu treinei bastante para chegar nesse momento e conseguir performar bem. Tanto no lançamento de martelo, quanto no arremesso de peso eu consegui bater meu recorde pessoal. Agora é concentrar para as próximas competições e tentar melhorar os resultados cada vez mais – destaca o medalhista.
A UFSM também ficou em quinto lugar na disputa por equipe masculina. Outro destaque da competição ficou com o atleta Gabriel Pozzo, que percorreu a prova de 10 mil metros. No início do mês, ele participou da Maratona Internacional de Porto Alegre e terminou a corrida dos 42 km na 13ª posição geral, sendo o gaúcho mais bem colocado.
Apoio ao esporte local
Durante a passagem pela Capital Federal, Luiz Fernando Cuozzo Lemos realizou visitas a autoridades políticas para tratar de investimentos no esporte local. Na primeira visita, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) se comprometeu a destinar cerca de R$ 250 mil ao longo do ano para investimentos no atletismo da UFSM. O dinheiro será utilizado para a aquisição de equipamentos essenciais para a prática do esporte. A compra desses materiais vai permitir que Santa Maria seja sede de competições nacionais e internacionais na modalidade.
Na segunda visita, o docente se encontrou com o assessor especial do Ministério do Esporte, Diogo Silva, para falar sobre o Programa de Ingresso de Atletas de Rendimento ao Ensino Superior (Piares) que deve ser implementado na UFSM.
– Tivemos uma conversa muito produtiva de 1h30min para tratar do Piares. Foi nos passado que a universidade está no radar do Ministério do Esporte. O Diogo destacou que é importante começarmos o programa aqui para coletar dados e, no próximo ano, desenvolver em outras universidades públicas do país.